Plataformas e mercado de dados

A crescente expansão e complexificação da Internet enquanto uma das principais ferramentas de articulação da vida em sociedade coloca cada vez mais preocupações e problemáticas a serem publicamente debatidas. Uma das características fundamentais da expansão mundial da rede tem sido sua crescente con...

全面介紹

Saved in:
書目詳細資料
其他作者: Mielli, Renata Vicentini
格式: Apresentação
語言:Português (Brasil)
出版: CGI.br 2023
在線閱讀:https://bibliotecadigital.acervo.nic.br/handle/123456789/881
標簽: 添加標簽
沒有標簽, 成為第一個標記此記錄!
實物特徵
總結:A crescente expansão e complexificação da Internet enquanto uma das principais ferramentas de articulação da vida em sociedade coloca cada vez mais preocupações e problemáticas a serem publicamente debatidas. Uma das características fundamentais da expansão mundial da rede tem sido sua crescente concentração em poucos atores que representam a maior parte do tráfego global. Estes poucos atores têm sido comumente referidos como “Plataformas”, que são, grosso modo, grandes empresas que fornecem diferentes serviços pela Internet, por meio da utilização de aplicações específicas e produção/distribuição de conteúdos específicos. Grande parte da receita dessas corporações, principalmente aquelas que ofertam serviços gratuitos, vem da monetização de dados pessoais dos usuários dos serviços. A partir da análise dessas práticas, passa a ser comum a expressão “Mercado de Dados”, que configura os arranjos sociais, técnicos e econômicos que mobilizam diferentes formas de se utilizar dados de usuários, seja pela publicidade direcionada, seja pela venda para terceiros, seja por outras formas. Esta sessão debaterá todo esse complexo de relações entre plataformas e usuários, os riscos e oportunidades envolvidos e, principalmente, as preocupações atuais com a privacidade e a proteção dos dados pessoais. Workshop realizado no FIB8 na cidade de Goiânia - GO, Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás, 07/11/2018 - 14:00.